quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Sobrevivente

6 comentários:

Manuel da Silva Carvalho disse...

Paula

SOBREVIVENTE - Memórias de Aleksander Henryk Laks, um Polonês, naturalizado Brasileiro, que resistiu seis anos, em campos de concentração nazis, até ser libertado pelas Tropas Aliadas.

Excelente fotografia, de uma pinha ou "casca" solitária, já aberta que deixou cair as sementinhas que darão, eventualmente, vida a outros futuros pinheiros os quais, por sua vez, darão lugar a outros sobreendividados!

Como, ultimamente, me está a acontecer, terminei com uma burrice....

Manuela Peixoto disse...

e pinhoezinhos?? ai q bom....

Manuel da Silva Carvalho disse...

Tanto quanto eu possa observar estamos em presença de um estróbilo (pinha) de um "pinus pinaster"(Pinheiro- bravo), espécie monóica, isto é, a mesma árvore tem flores masculinas (que se localizam nas bases dos rebentos anuais) e amentilhos femininos rosados (que se localizam no topo dos rebentos anuais). Com a abertura do estróbilo, os pinhões (que não servem para alimentação humana)dotados de "asas" espalham-se por cerca de 50 metros.

Agora os estróbilos, do Pinus pine(Pinheiro Manso), ao abrirem-se libertam os pinhões que caiem praticamente na vertical.

Normalmente são apanhados, nas árvores, os estróbilos quando estão muito perto da maturação.

Esses sim, depois de devidamente tratados, são um excelente e saboroso alimento, com grandes propriedades terapeuticas.

Paula disse...

MSC

Esta pinha é de pinheiro manso e com tal, quando aberta, liberta o pinhão, esse tal fruto seco que por tradição comemos no Natal.

Logo que posso ponho aqui um post com uma foto de uma pinha de pinheiro bravo. Até porque a forma é diferente. A pinha do pinheiro manso é arredondada e a do pinheiro bravo é alongada.

Manuel da Silva Carvalho disse...

Paulinha

Tu que o dizes lá o sabes, tens toda a autoridade do Mundo para o afirmares e eu, humildemente, aceito.

A única coisa que te posso dizer é que o Pinheiro, eventualmente, amansou..

No aspecto de ter autoridade para garantir as afirmações, lembro-te um acontecimento que ocorreu durante a chamada Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

No fim das grandes mortandades, em campos de guerra,iam sempre uma equipa de médicos, para confirmar as mortes e transportar os feridos.Depois, ía uma equipe, numa primeira fase, tapar os mortos com cal viva, que servia de desinfectante, com vista a obstruir eventuais epidemias.

Estavam a mandar cal para cima dos cadáveres, quando senão, um soldado começa a gritar: olha que eu estou vivo, estou vivo. Estás vivo, estás vivo... O Sr. Doutor disse que estavas morto, estás morto.. e continuou a mandar cal para cima do desgraçado.

São os chamados erros ou negligências médicas e/ou deficientes prcepções neurovisuauditivas.

Manuel da Silva Carvalho disse...

Onde está prcepções, deverá, evidentemente, inscrever-se percepções.